Google Fotos vai acabar com armazenamento gratuito ilimitado em 2021

A partir de 1º de junho, novos conteúdos do usuário no Google Fotos vão passar a contar nos 15 GB gratuitos do Google Drive.

O Google Fotos vai deixar de oferecer armazenamento gratuito ilimitado para imagens em alta qualidade a partir de 1º de junho de 2021. A partir dessa data, o Google vai aplicar um limite de 15 GB de espaço gratuito aos usuários e irá cobrar para guardar os conteúdos que superarem essa margem. Para isso, a pessoa deverá contratar um dos planos do Google One. A mudança foi anunciada pela empresa na última quarta-feira (11), em uma postagem no blog oficial da plataforma.

O Google também informou que todo conteúdo que o usuário enviar para o serviço de backup de imagens antes da data limite não vai contar dentro do espaço de 15 GB. Além dessa mudança, o espaço gasto no Google Fotos também passará a contar entre os 15 GB gratuitos de espaço que cada usuário tem direito no Google Drive.

Ainda de acordo com as informações, o usuário não precisa fazer nada: o limite só entra em vigor em junho de 2021 e, até lá, o Google Fotos vai funcionar normalmente. Para quem quer conferir quanto já tem guardado na nuvem, é possível usar ferramentas de gerenciamento que permitem monitorar quanto espaço as fotos e vídeos tomam no serviço.

Também é importante considerar que o Google considera dois tipos de arquivos de vídeo e imagem no Google Fotos: há os de alta qualidade e os de qualidade original. Material de qualidade original são aqueles enviados sem compressão para a nuvem e já consomem o limite gratuito de 15 GB dos usuários. A diferença agora é que arquivos em alta qualidade (ou expressa), que sofrem alguma perda de qualidade em virtude da compressão, também passarão a tomar espaço dentro dessa cota de armazenamento grátis.

Outro detalhe importante na nova política é que usuários que não acessam a conta por mais de dois anos terão seus dados automaticamente apagados para liberar espaço.

Segundo o Google, mesmo com a mudança o Google Fotos continuará atrativo diante da concorrência. Na comparação, a empresa lembra que oferece 15 GB de espaço grátis, enquanto o iCloud da Apple fica em 5 GB e afirma que 80% dos usuários só vai bater no limite de 15 GB em três anos de uso.

O Google promete que, para junho de 2021, terá introduzido uma ferramenta que vai facilitar o gerenciamento de arquivos dentro do Google Fotos de forma a tornar mais fácil a exclusão de material que o usuário por ventura deseje apagar.

voltar